Reforma do Forte de Santo Antônio, na Ponta da Areia
DEU NO G1 MARANHÃO
O bar Trapiche arrasta para seu entorno, todo fim de semana, multidões, que se concentram nas imediações do bar, localizado exatamente ao lado do forte, ameaçando o que resta da edificação. Leia a matéria abaixo do site do G1 - Maranhão.
23/11/2012 15h34 - Atualizado em 23/11/2012 15h34
Forte Santo Antônio deve ser reformado pelo Governo do Estado
Prédio do século XVII hoje abriga o Grupamento do Corpo de Bombeiros.
Liminar da justiça federal dá prazo de 90 dias para projeto de restauração
Na última quarta-feira, a justiça federal expediu liminar dando um prazo de 90 dias ao Corpo de Bombeiros para que apresente um projeto de restauração ao Forte Santo Antônio. Na ação civil pública, a oitava Vara da Justiça Federal diz que o Forte Santo Antônio, que hoje abriga o Grupamento Marítimo dos Bombeiros, está descaracterizado.
No prédio, os canhões portugueses estão cobertos pelo mato. O pátio abriga lanchas e viaturas. Luminárias e aparelhos de ar condicionado foram colocados de forma irregular. A pintura foge das cores originais. Ou seja: tudo feito de forma irregular de acordo com o Iphan.
O prédio, tombado na década de 80, foi totalmente reformado pelo Iphan através de um convênio com a Secretaria de Cultura do Estado. O local deveria abrigar o Museu Militar de São Luís.
O forte é parte de um conjunto de dez locais que formavam o sistema de proteção português. O imóvel do século XVII é um dos únicos daquela época que ainda está de pé.
Comentários